Tratamentos

Tratamento de manchas

Tratamento de manchas

As manchas trazem aspecto envelhecido à face e geralmente são consequência da exposição solar prolongada ao longo da vida. O diagnóstico correto é muito importante, porque o tratamento adequado varia de acordo com a causa. Dentre elas, destacam-se:

 

Melasma

 

O melasma está associado à predisposição genética, exposição solar ao longo da vida e fatores hormonais, como uso de anticoncepcionais e gravidez. Para o seu tratamento é indispensável o uso regular de protetores solares, além de medicamentos e cosméticos despigmentantes. Alguns procedimentos podem contribuir para o clareamento do melasma:

 

  • Peelings : existem pellings clareadores que usamos espeicificamente para o melasma, com o Cosmelan, o NewMelan PRO.
  • BB Laser Lavieen: que pode ser feito com “drug delivery”, ou seja, logo após a aplicação do laser, aplicamos ativos clareadores na pele que conseguirão penetrar nas camadas mais profunadas.
  • Microagulhamento: que também pode ser feito com drug delivery.
  • Protocolo Melan-off: é um protocolo novo que temos aqui na clínica que associa o laser lavieen com um dos pelings clareadores para melasma ( vai depender de cada paciente). Esse é o meu queridinho para o tratamento do melasma.

 

Uma coisa é certa: nas pessoas que sofrem com o melasma, os melanócitos, células produtoras de melanina, se comportam de maneira diferente. Especula-se que, nesse caso, o hormônio receptor dos melanócitos seja mais eficiente e, portanto, produza mais pigmento. Justamente por isso a cura ainda é um desafio e, mesmo após os tratamentos, as manchas teimam em voltar sob estímulos internos e externos. Conheça os possíveis fatores causadores do problema:

 

  • Genética: Ainda não está comprovada uma relação de genes específicos que poderiam explicar o aparecimento do melasma, mas a prevalência em determinados biotipos sugerem a ligação.
  • Exposição solar: Quando qualquer parte do corpo é exposta ao sol sem proteção, a hiperpigmentação ocorre também na face – mesmo que ela tenha sido protegida. A radiação desencadeia a produção de um hormônio que estimula o bronzeamento. Há receptores dele em todo lugar, inclusive na área do melasma, o que acaba reativando a coloração.
  • Calor: Basta entrar em um automóvel que ficou horas sob o sol para as manchas se tornarem mais aparentes? As altas temperaturas dilatam os vasos, evidenciando o problema em peles predispostas.
  • Luz visível: É aquela que podemos ver a olho nu, como de lâmpadas, celulares e computadores. Estudos vêm demonstrando que ela tem efeito direto sobre a produção (embora em menor proporção) de radicais livres, que danificam as células (incluindo os melanócitos).
  • Alterações hormonais: Gravidez, tratamentos de fertilização ou uso de pílula anticoncepcional são apontados como os principais desencadeadores, e o vilão seria o hormônio (feminino) estrógeno – quando produzido em maior quantidade, aumenta a atividade dos melanócitos. O stress, que eleva o nível de cortisol, também é considerado fator agravante.

 

Mesmo que não tenha cura, o melasma pode ser controlado. Para isso, incluir um filtro solar eficiente na rotina diária de cuidados com a pele é mais que obrigatório. Ele deve proteger contra os raios UVA e UVB (não apenas um ou outro) e ter FPS acima de 50 e ainda ter cor.

 

O pigmento que dá tom a protetores, bases e pós de maquiagem forma uma barreira física até mesmo contra a luz visível. Sob o sol, reaplique o produto a cada duas horas e use chapéu sempre que possível.

 

No escritório, faça no mínimo uma reaplicação por dia. Cápsulas orais de fotoproteção com ingredientes como polipodium leucotomos, picnogenol ou ácido tranexâmico reforçam a defesa do organismo.

 

Existem versões prontas disponíves em farmácias, mas, de preferência, elas devem ser manipuladas de acordo com uma prescrição médico.

 

Em tempo: se você usa anticoncepcional hormonal ou qualquer medicamento que possa provocar alterações hormonais, converse com seu médico para ver se há algum substituto melhor para o seu caso.

 

Melanoses solares

 

São manchas escuras que surgem ao longo dos anos nas regiões foto-expostas (face, colo, dorso das mãos e braços), sendo mais comuns em indivíduos de pele clara. O tratamento, além da proteção solar e do uso de medicamentos e cosméticos clareadores, pode ser realizado com peelings, crioterapia, luz intensa pulsada e laser.

agendar

Fale conosco

Sua pele merece o melhor cuidado possível. Reserve um tempo para o seu autocuidado e marque sua consulta hoje mesmo.