As mãos não podem ser esquecidas, afinal são muito importantes para a auto estima e os procedimentos estéticos são grandes aliados na hora de combater os sinais de envelhecimento: manchas, excesso de flacidez e enrugamento, e o afinamento da pele com veias e tendões mais visíveis.
Ouvimos no consultório queixas como: “não uso mais esmalte vermelho para não chamar a atenção para minhas mãos, que estão envelhecidas e manchadas”. Por ser uma região de frequente exposição solar, as mãos podem realmente envelhecer precocemente.
Assim como é importante ter uma rotina de cuidados diários para o rosto, as mãos também precisam de atenção. Os protetores solares devem ser reaplicados frequentemente. Cosméticos hidratantes também são necessários, para restabelecer a barreira cutânea e a hidratação da pele, uma vez que precisamos lavar as mãos diversas vezes por dia.
Ao longo do tempo, passamos a observar manchas acastanhadas planas e outras com relevo, que são as melanoses solares ( também chamdas senis) e as queratoses seborreicas. Essas lesões podem ser tratadas com peelings, crioterapia, luz intensa pulsada e laser. Depois do tratamento, é importante manter o uso de cosméticos despigmentantes e protetores solares, pois com o tempo essas manchas podem retornar.
Com os anos, a pele vai ficando cada vez mais fina e as veias das mãos passam a chamar atenção pelo seu relevo. Para essa queixa, a aplicação de bioestimuladores de colágeno como a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse ), os skinboosters (hidratantes injetáveis) e o laser podem trazer uma importante melhora da qualidade da pele dessa região.
Sua pele merece o melhor cuidado possível. Reserve um tempo para o seu autocuidado e marque sua consulta hoje mesmo.